Nazca – Aqueduto de Ocongalla – Cahuachi – Bosque de Huarangos – Deserto de Usaca – Sandboarding – Fósseis Marinhos

Reserva Nacional de San Fernando

 

 

 

RESERVA NACIONAL DE SAN FERNANDO

A Reserva Nacional de San Fernando está localizada na costa a aproximadamente 70 km de Nazca. Neste lindo lugar encontra-se uma variedade de flora e fauna costeira e marinha incluindo lobos marinhos, nutrias marinas – os menores mamíferos aquáticos, atualmente em perigo de extinção – pinguins e cetáceos. Ainda que pareça estranho pode-se observar também um pouco da fauna típica dos andes como condores e guanacos – um tipo nativo de camelídeo – que descem quase até a franja marinha atraídos pela vegetação de Lomas Costeras – uma área de cerros que se encontra logo depois das planícies da costa onde tudo seria deserto devido à ausência de chuva, não fosse por uma neblina que alcança até 1.000m acima do nível do mar, permitindo o desenvolvimento de uma vegetação rasteira e variada (algas, liquens, musgos, herbáceas e arbustos) e a formação de um corredor biológico.

 

O TOUR

 

Duração: o dia inteiro

 

Buscaremos você em seu hotel às 7:00h. Sairemos de Nazca num transporte da empresa na direção sudoeste. Depois de percorrer um curto trajeto, visitaremos o aqueduto de Ocongalla cujos canais não são cobertos, apresentando paredes de pedras arredondadas pela ação da água em perfeito estado de conservação. Suas águas são derivadas das infiltrações dos degelos dos picos andinos, sendo muito usadas pelos camponeses para irrigar seus campos de cultivo nos dias de hoje.

Retomamos o caminho até chegar no Centro Cerimonial de Cahuachi, fundado antes do nascimento da Cultura Nazca, durante o século IV a. C., cujo declínio ocorreu por volta de 300 d. C., depois da invasão dos Huari. Está localizado no vale do rio Nazca, a 28 km da cidade. Seu nome significa lugar onde vivem os videntes. Era um centro de peregrinação cuja população habitual era pequena, porém, aumentava consideravelmente nas datas de acontecimentos cerimoniais importantes. É provável que tais cerimônias tenham algo a ver com as Linhas de Nazca.

Aqui poderemos apreciar El Gran Templo, La Gran Pirámide, El Templo Escalonado e algumas ruínas contíguas. Nosso guia nos dará todas as informações sobre esta grande civilização e nos ajudará a entender como foi a vida religiosa naquela época.

Após sair desse lugar cerimonial visitaremos um Bosque de Huarango. Essa é uma árvore que pode viver mais de um milênio e além de abastecer os Nazca de lenha e madeira para a construção, cumpria um papel ecológico muito importante já que suas profundas raízes asseguravam o terreno, protegendo-o contra a erosão da água e do vento. Inclusive um estudo realizado por especialistas britânicos da Universidade de Cambridge conclui que a queda da Cultura Nazca se deve pelo desmatamento massivo dessa árvore, perdendo assim sua defesa natural frente a um intenso fenômeno de El Niño produzido naqueles anos.

Faremos uma pequena parada antes de entrar no deserto de Usaca. Aqui há dunas grandes de areia construídas pelo vento. Logo após percorrer o lugar em nosso veículo subiremos as dunas mais altas para a prática de Sandboarding.

Depois, seguiremos viagem pelo deserto até chegar à entrada do canyon de Huaricangana. Aqui poderemos observar alguns fósseis marinhos, inclusive um de baleia.

A seguir, chegaremos à Reserva de San Fernando, onde passaremos um tempo contemplando a flora e fauna costeira e marinha, incluindo os lobos marinhos e pingüins. Com sorte, poderemos ver guanacos e condores que descem os Andes em algumas ocasiões.

Antes de sair para caminhar e desfrutar plenamente deste grande espetáculo natural, faremos uma parada para o almoço e depois caminharemos até a praia para um breve descanso com direito a um mergulho para aqueles que desejarem.

Retornaremos à tarde para a cidade concluindo o tour.

 

CUSTO DO TOUR

O preço inclui:

  • Translado de ida e volta do hotel
  • Translado com pickup 4×4 ou veículos tubulares próprios para andar na areia (tipo buggy)
  • Pranchas para sandboarding
  • Motorista com prática para dirigir nesse tipo de rota
  • Guias bilíngues
  • Almoço (box lunch)