CEMITÉRIO DE CHAUCHILLA

CHAUCHILLA

O Cemitério de Chauchilla está localizado a aproximadamente 30 km ao sudeste de Nazca. É uma necrópole preincaica, cuja antiguidade remete a mais de 1.000 anos. Algumas autoridades consideram o lugar parte da Cultura Wari, enquanto para outros pertence à Cultura Nazca.

Ainda que durante os últimos séculos o lugar foi saqueado em muitas ocasiões, no cemitério ainda pode-se apreciar as tumbas e fragmentos de cerâmica e têxteis. No entanto, o mais impactante são as múmias que estão em bom estado de conservação apesar de sua antiguidade. Em muitas delas pode-se ver ainda restos de cabelos e inclusive algo de pele. Desde 1997 a zona foi protegida.

 

O TOUR

 

Duração: aproximadamente 2:30 horas

 

Passaremos por seu hotel na hora combinada. Sairemos de Nazca em direção ao sul pela Rodovia Panamericana num veículo da empresa. Depois de cerca de 20km tomaremos um desvio pelo deserto por uma estrada não asfaltada mas em bom estado por mais uns 8km.

Uma vez no cemitério realizaremos uma caminhada curta para visitar as diferentes tumbas onde podemos ver múmias e as oferendas enterradas com elas. Esse cemitério trata-se do único sítio arqueológico peruano onde as múmias podem ser vistas em suas tumbas originais, encontrando-se adultos e crianças em posição fetal. Algumas múmias apresentam o cabelo muito comprido, chegando a mais de 1 metro de comprimento.

No retorno a Nazca faremos uma parada curta para visitar uma oficina de cerâmica onde as ceramistas nos ensinarão as técnicas usadas pela Civilização Nazca na produção de seus artefatos.

Finalmente, levaremos a todos de volta a seus respectivos hotéis.

 

 

 

CUSTO DO TOUR

O preço inclui:

  • Translado de ida e volta para o hotel
  • Transporte privado durante todo o percurso
  • Um guia profissional
  • Entrada para o Cemitério
  • Entrada para a Oficina de Cerâmica