CENTRO CERIMONIAL DE CAHUACHI

CAHUACHI

Cahuachi foi um centro cerimonial fundado antes do nascimento da Cultura Nazca, durante o século IV a. C., e declinou por volta de 300 d. C., depois da invasão dos Huari. Está localizado no vale do rio Nazca, a 28 km da cidade. Seu nome significa lugar onde vivem os videntes.

Era um centro de peregrinação cuja população habitual era pequena, porém, aumentava nas datas de acontecimentos cerimoniais importantes. É provável que tais cerimônias tenham alguma relação com as Linhas de Nazca.

Até agora foram descobertas 34 construções dentro da muralha, entre as quais se destacam:

  • Grande pirâmide, com 150 metros de largura e 28 metros de altura, onde foram descobertos sete níveis escalonados. Era o centro cerimonial do culto.
  • Templo escalonado, onde foi descoberto um muro com inscrições e frisos, de 5 metros de altura e 25 metros de largura.
  • Além de 40 construções com muros e plataformas de adobe.

 

O TOUR

 

Duração: aproximadamente 2:30 horas

 

Um veículo da empresa buscará você em seu hotel na hora combinada. Sairemos de Nazca nesse veículo na direção sudoeste e depois de meia hora chegaremos ao templo cerimonial de Cahuachi.

Aqui poderemos apreciar El Gran Templo, La Gran Pirámide, El Templo Escalonado e algumas ruínas contíguas. Nosso guia nos dará todas as informações sobre esta grande civilização e nos ajudará a entender como foi a vida religiosa naquela época.

Após sair desse lugar cerimonial visitaremos um Bosque de Huarango. Essa é uma árvore que pode viver mais de um milênio e que além de abastecer aos Nazca de lenha e madeira para a construção, cumpria um papel ecológico muito importante já que suas profundas raízes asseguravam o terreno, protegendo-o contra a erosão da água e do vento. Inclusive um estudo realizado por especialistas britânicos da Universidade de Cambridge conclui que a queda da Cultura Nazca foi a causa do desmatamento massivo dessa árvore, perdendo assim sua defesa natural frente a um intenso fenômeno de El Niño produzido naqueles anos.

Finalmente, de volta a Nazca, visitaremos um aqueduto de Ocongalla, cujos canais não são cobertos, apresentando paredes de pedras arredondadas pela ação da água em perfeito estado de conservação. Suas águas são derivadas das infiltrações dos degelos dos picos andinos, sendo muito usadas pelos camponeses para irrigar seus campos de cultivo nos dias de hoje.

Terminada a visita, todos voltarão para seus hotéis.

 

CUSTO DO TOUR

O preço inclui:

  • Transporte de ida e volta para o hotel
  • Transporte da empresa durante todo o itinerário
  • Um guia profissional
  • Entrada no sítio cerimonial